Ser criança
"Ser criança é acreditar que tudo é
possível.
É ser feliz com muito pouco.
É tonar-se gigante diante dos
pequenos obstáculos.
É fazer amigos antes mesmo de
saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil
do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da
vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca
deveria deixar de ser."
OBJETIVOS GERAIS:
Entendendo que o "Ser criança" é um ser em plena construção de suas diversas potencialidades, pretendemos, ao longo do ano, dar continuidade ao desenvolvimento das seguintes capacidades:
1) IMAGEM POSITIVA DE SI, agindo de forma cada vez mais independente, confiante e conhecedor de suas capacidades e limitações;
2) CONHECER SEU PRÓPRIO CORPO, percebendo suas capacidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com sua saúde e bem-estar;
3) AMPLIAR SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, desenvolvendo e estabelecendo atitudes de ajuda e colaboração com o outro;
4) PRESERVAR O AMBIENTE, com atitudes de curiosidade, observação e exploração do meio, valorizando ações que contribuam para a sua conservação;
5) EXPRESSAR, desenvolvendo o brincar, demonstrando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades utilizando diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita);
6) RESPEITAR A DIVERSIDADE, conhecendo outras manifestações culturais valorizando todas as diferenças presentes.
ÁREAS QUE SERÃO TRABALHADAS:
NATUREZA E CULTURA
- Seres vivos;
- Necessidades vitais dos seres vivos;
- Percepção de cuidados com seu corpo e do outro;
- Conservação e preservação do ambiente;
- Alimentação saudável;
- Grupo social-Família;
- Outras culturas;
- Literatura infantil e autores;
- Cantigas e brincadeiras de roda.
EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO, CÓDIGOS E COMUNICAÇÃO
- Dias do mês e da semana ( calendário );
- Contos e histórias infantis;
- Produção espontânea de representações ( desenhos, garatujas, traçados );
- Compreensão de ações e sequência de fatos;
- Noções de esquema corporal;
- Identificação e criação de códigos;
- Leitura de imagens;
- Diferenciação de símbolos gráficos;
- Exploração de sons.
PENSAMENTO LÓGICO E ATIVIDADES NÚMERICAS
- Formas geométricas;
- Formação das cores;
- Percepção de tamanhos;
- Semelhanças e diferenças;
- Classificação e seriação;
- Quantificação;
- Relações.
MOVIMENTO
- Habilidade motora fina ( rasgar, amassar, apertar, imprimir, colar,..)
- Habilidade motora ampla ( correr, saltar, subir, descer, jogar,..)
- Controle respiratório;
- Percepção auditiva;
- Tato;
- Manipulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário