OBJETIVOS GERAIS

Ser criança

"Ser criança é acreditar que tudo é
possível.
É ser feliz com muito pouco.
É tonar-se gigante diante dos
pequenos obstáculos.
É fazer amigos antes mesmo de
saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil
do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da
 vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca
deveria deixar de ser."

OBJETIVOS GERAIS:

Entendendo que o "Ser criança" é um ser em plena construção  de suas diversas potencialidades, pretendemos, ao longo do ano,  dar continuidade ao desenvolvimento das seguintes capacidades:

1) IMAGEM POSITIVA DE SI, agindo de  forma cada vez mais independente, confiante e    conhecedor  de suas capacidades e limitações;

2) CONHECER SEU PRÓPRIO CORPO, percebendo suas capacidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com sua saúde e bem-estar;

3) AMPLIAR SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, desenvolvendo e estabelecendo atitudes de ajuda e colaboração com o outro;

4) PRESERVAR O AMBIENTE, com atitudes de curiosidade, observação e exploração do meio, valorizando ações que contribuam para a sua conservação;

5) EXPRESSAR,  desenvolvendo o brincar, demonstrando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades utilizando diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita);

6) RESPEITAR A DIVERSIDADE, conhecendo outras manifestações culturais valorizando todas as diferenças presentes.

ÁREAS QUE SERÃO TRABALHADAS:

NATUREZA E CULTURA
  • Seres vivos;
  • Necessidades vitais dos seres vivos;
  • Percepção de cuidados com seu corpo e do outro;
  • Conservação e preservação do ambiente;
  • Alimentação saudável;
  • Grupo social-Família;
  • Outras culturas;
  • Literatura infantil e autores;
  • Cantigas e brincadeiras de roda.
EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO, CÓDIGOS E COMUNICAÇÃO
  • Dias do mês e da semana ( calendário );
  • Contos e histórias infantis;
  • Produção espontânea de representações ( desenhos, garatujas, traçados );
  • Compreensão de ações e sequência de fatos;
  • Noções de esquema corporal;
  • Identificação e criação de códigos;
  • Leitura de imagens;
  • Diferenciação de símbolos gráficos;
  • Exploração de sons.
PENSAMENTO LÓGICO E ATIVIDADES NÚMERICAS
  • Formas geométricas;
  • Formação das cores;
  • Percepção de tamanhos;
  • Semelhanças e diferenças;
  • Classificação e seriação;
  • Quantificação;
  • Relações.
MOVIMENTO
  • Habilidade motora fina ( rasgar, amassar, apertar, imprimir, colar,..)
  • Habilidade motora ampla ( correr, saltar, subir, descer, jogar,..)
  • Controle respiratório;
  • Percepção auditiva;
  • Tato;
  • Manipulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário